Para quê serve o registro de domínio?

O acesso à internet ficou mais popular e são comuns às pessoas não estão familiarizados com certos procedimentos obrigatórios. Um deles é a dúvida sobre registro de domínio, para que serve se é ou não obrigatório e quanto tempo leva para renovar? São tantas dúvidas que resolvi criar um post (artigo) para falar… ou melhor… para escrever e tirar todas as dúvidas uma por vez.

Primeiro – O registro de domínio é obrigatório para todas as pessoas que deseja criar uma marca, empresa, negócio na internet. Ele serve para identificar você para milhões de pessoa assim como o telefone identifica o proprietário. Se alguém precisar encontrar seu site ou organização é só escrever a URL no navegador ele vai fazer uma busca para ver se encontra o registro. Se encontrar ele mostra os resultados da busca, se não ele mostra que o endereço não existe.

Segundo – Como se dá o registro de domínio? Quando alguém registra um domínio ele é recebido pela empresa corespondente. Por exemplo: (.com.br) – Pertence à empresa brasileira Registro BR, seu registro será armazenado nos servidor brasileiro.

(.com) – São servidores americanos e seu registro será nos Estados Unidos. E assim sucessivamente.

Quando você registra seu domínio a empresa registra esse nome e permanece guardado no banco de dados do servidor para futuras consultas. Existe ainda a propagação do seu registro para outros servidores que vão replicar seu registro por mais de 24 horas. Portanto, quando registrar um domínio deve esperar este tempo para que seu registro seja encontrado pelos navegadores.

Existem dois tipos de servidor que não podem ser confundidos:

  • Servidor de registro de domínio – onde registra seu domínio.
  • Servidor de hospedagem de site – onde guarda seus arquivos.

Os dois são muito importantes e desempenham papeis diferentes nas suas específicas funções. Quando seu registro é achado no banco de dados do servidor ele redireciona o visitante para o servidor de hospedagem de outra empresa onde estão os dados dos clientes que registrou o domínio. Estes dados podem ser fotos, filmes, sites, aplicativos ou quaisquer outros arquivos que rode no servidor de hospedagem.

Quando não há nada no servidor de hospedagem ele mostra uma página em branco.

O bom desde processo é que podemos mudar de empresa de hospedagem e procurar preços e condições melhores para nossos arquivos.

Terceiro – Como faço para mudar meu servidor de hospedagem? Para isso é só mudar o DNS do servidor de registro e trocar pelo DNS da empresa atual que você contratou um processo relativamente fácil de fazer. Espere vinte quatro horas para a propagação e pronto seu DNS do servidor atual já está atualizado.

Quarto – O registro de domínio é sua marca na internet e deve ser renovado uma vez por ano. A hospedagem de site é mensal, mas existem planos trimestral, semestral e anual. Você pode escolher o plano que mais se adaptar as suas condições.

Quem pode registrar um domínio?

Quinto – Qualquer pessoa pode registrar seu domínio, tanto física quanto jurídica. É preciso definir a empresa que vai registrar seu domínio e o valor depende desta escolha. Os mais populares são (.com.br – .com – .net – .ong -.info). Se decidir registrar no Brasil deve acessar a empresa –credenciada- e registrar seu domínio. Nossa empresa a Hostcopweb é credenciada e tem as melhores promoções de registro de domínio do mercado. Acesse o link para ver nossas promoções.

Se desejar ver nossas promoções de hospedagem de site clique aqui!

Em geral os preços dos registros populares não variam muito um do outro entre R$ 30,00 a R$ 60,00 reais. A Hostcopweb está fazendo promoções de domínio grátis por um ano se assinar um plano de hospedagem de site. Clique aqui e veja nossas promoções de domínio grátis.

Existem outros registros bem mais caros dos que eu apresentei aqui você pode fazer sua escolha dependendo do seu capital e investimento nos negócios.

É isso aí pessoal agora você já sabe para quê serve o registro de domínio, como acontece este registro, o que é o servidor de hospedagem e quando devo renovar este domínio.

Nos próximos post estaremos ajudando os visitantes com novas questões de hospedagem e domínio até o próximo.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*